27.7.06

Falta de diálogo

Como é possível que a Mummy se queixe da nossa extraordinária falta de diálogo e interacção e não compreende minimamente que, como mãe, teria de ser ela a criar essa capacidade enquanto eu crescia ao invés de estar preocupada em dizer coisas e fazer avisos que não contribuiram minimamente para a minha formação?
Agora passo por antipática porque simplesmente não tenho nada para lhe dizer: nem bom nem mau, nem simpático nem antipático, nem profundo nem corriqueiro. Não tenho nada para lhe dizer.
Isso não quer dizer que não a adore. ADORO. Mas como vou demonstrar isso se nunca foi criada entre nós uma relação de cumplicidade?
A minha mãe quer ser a minha melhor amiga, mas no entanto a sua falta de capacidade fez com que se limitasse apenas a ser mãe, esquecendo-se da parte da amiga.
Sempre fez tudo por mim, e sempre pretendeu que eu ficasse grata por isso. A culpa não é dela. A forma como foi educada, o sítio onde cresceu e o facto de as oportunidades que teve terem sido limitadas fez com que assim fosse. Mas no entanto, também não tem desculpa. A vida maritalmente feliz que tem tido, os sítios onde já foi e o marido e filhas que tem fazem com que tenha o dever de se desenvolver enquanto pessoa. Ser mais do que é.

Onde ficaram as brincadeiras? O apoio moral por causa das coisas mais ridículas do mundo? A partilha?
Nunca foi capaz de chorar com as minhas frustrações mais infundadas. Nunca as repeitou. Apenas se virava para mim e dizia-me para não ser parva, que essas coisas não faziam sentido.
Hoje sente-se triste. Sente-se inferior do que os outros e tem inveja dos que aparentam ter relações de cumplicidade com os filhos. Hoje a culpa é minha porque sou fria para ela, porque não converso com ela. Nunca se levanta a hipótese de ela não ter sido amiga, só mãe.

Ela falhou como mãe, eu falho como filha...

2 comentários:

dixubo disse...

Acredito que há coisas nas nossas vidas que nos levam a grandes transformações. A meu ver surgirá a dado momento uma conversa, uma palavra ou acção que poderá ajudar-vos na conquista de cumplicidade e amizade.
às vezes leva tempo até que as pessoas o percebam, mas seria bom para as duas, sem dúvida.

Maria Papoila disse...

Eu também espero que isso aconteça todos os dias dixubita... mas até lá vou tentando amenizar as coisas para permitir que se crie espaço para a tão desejada conversa que (espero) vá mudar tudo.

Beijocas =)