28.7.06

Para Considerar

Porque estamos em época disso. Porque todos os anos é vergonhoso. Porque não podemos ignorar.




Nunca consigo ver sem começar a chorar desalmadamente... Sempre que vejo só me apetece esborrachar os meus gatinhos com miminhos...

Adenda: Bolas, lá estou eu a chorar outra vez... Isto mexe mesmo comigo...

E agora minha gente????

O que é que eu faço??? Pânico!!
Ora é certo e sabido que eu de modernices tecnológicas arranho só o estritamente indispensável. Tenho óptimos conhecimentos informáticos, mas só na óptica do utilizador (que bem que isto me fica no Currículo). Tudo o que tenha a ver com os domínios mais insodáveis (leia-se tudo o que implique formatação do pc) para mim é igualzinho a batatinhas...

O que sucede é que ia eu hoje toda contente 'surfar' na internet quando me deparo com a minha pasta de favoritos COMPLETAMENTE VAZIA!!! Como é possível que uma pasta com centenas de sites, blogs, utilidades, sei lá, tudo o que eu usava na net, tenha ficado reduzidíssima a NADA???

Como vou fazer? Pesquisar tudo no Google? Again?? Bummer!!
E como é que eu vou fazer para cuscar tudo o que é cuscável nos blogues que acompanho diariamente?? É que nem todos estão linkados aqui na habitação... Havia muitos que estavam na arrecadação (leia-se favoritos).

Bolas, isto vai dar trabalho... Grunf!!

Será que ainda há a hipótese de recuperar tudo? Sei lá, tipo um recuperador de memória???? Uma palavrinhas mágicas??? Umas mistelas no caldeirão??

Se alguém souber uma maneira prrrleeeeaaaaseeee não hesite em avisar-me!

Vou ter todo o fim-de-semana para descomprimir deste choque. Vou para o meu Alentejo recarregar baterias, inspirar vida anímica e para as Piscinas lá da zona fazer fortalecimento muscular no joelho (indicações médicas destas não se contestam, "Ó Sr. Dr. não se preocupe, 'tá dito 'tá dito!!!!").

Bom fim-de-semana! =)

27.7.06

Falta de diálogo

Como é possível que a Mummy se queixe da nossa extraordinária falta de diálogo e interacção e não compreende minimamente que, como mãe, teria de ser ela a criar essa capacidade enquanto eu crescia ao invés de estar preocupada em dizer coisas e fazer avisos que não contribuiram minimamente para a minha formação?
Agora passo por antipática porque simplesmente não tenho nada para lhe dizer: nem bom nem mau, nem simpático nem antipático, nem profundo nem corriqueiro. Não tenho nada para lhe dizer.
Isso não quer dizer que não a adore. ADORO. Mas como vou demonstrar isso se nunca foi criada entre nós uma relação de cumplicidade?
A minha mãe quer ser a minha melhor amiga, mas no entanto a sua falta de capacidade fez com que se limitasse apenas a ser mãe, esquecendo-se da parte da amiga.
Sempre fez tudo por mim, e sempre pretendeu que eu ficasse grata por isso. A culpa não é dela. A forma como foi educada, o sítio onde cresceu e o facto de as oportunidades que teve terem sido limitadas fez com que assim fosse. Mas no entanto, também não tem desculpa. A vida maritalmente feliz que tem tido, os sítios onde já foi e o marido e filhas que tem fazem com que tenha o dever de se desenvolver enquanto pessoa. Ser mais do que é.

Onde ficaram as brincadeiras? O apoio moral por causa das coisas mais ridículas do mundo? A partilha?
Nunca foi capaz de chorar com as minhas frustrações mais infundadas. Nunca as repeitou. Apenas se virava para mim e dizia-me para não ser parva, que essas coisas não faziam sentido.
Hoje sente-se triste. Sente-se inferior do que os outros e tem inveja dos que aparentam ter relações de cumplicidade com os filhos. Hoje a culpa é minha porque sou fria para ela, porque não converso com ela. Nunca se levanta a hipótese de ela não ter sido amiga, só mãe.

Ela falhou como mãe, eu falho como filha...

Ressonância Magnética

Para mim é sinónimo de PÂNICO!!!

Desabafo

Fui despedida. Perdão, em linguagem politicamente correcta aplicada por quem não quer ferir susceptibilidades, fui dispensada do meu cargo.
Estou de baixa médica há mais de um mês, e o meu contrato de trabalho apenas me permitia estar ausente precisamente durante um mês.
Fiquei/estou irritada, com a neura, frustrada, triste. Acabei de comprar casa, de vir morar com o Namorido, fazíamos planos de casar em 2007 e de repente tudo é posto em causa porque fui depedida... perdão dispensada.
Por muito que o sítio onde trabalhava estivesse cheio de vicissitudes, falta de organização e de pedagogia era um emprego na minha área, que me estava a ensinar a empenhar-me ainda mais na minha profissão.
Ainda por cima foi-me dito pela porta do cavalo que, proximamente, ia haver por parte da direcção uma proposta extremamente vantajosa para mim. Mas não. Não posso porque simplesmente não consigo andar. E eles não podem ficar à minha espera. Resta-me ficar a aproveitar o seguro para ver se me ponho boa num instante.
Não fui feita para estar sem fazer nada. A improdutividade é algo que me destroi a boa disposição. No outro dia estava a ver um sketch do 'Herman Enciclopédia' onde o Pai Natal se queixava que o Menino Jesus "ora está estendido, ora está deitado" e eu não ando muito longe disso: ora estou na cama, ora estou no sofá!
Não sou bicho passivo. Já não basta sentir-me frustrada por não poder fazer as minhas coisas ainda tenho que conformar-me com o facto de ter sido despedida.. perdão dispensada!

Hoje não está fácil. Hoje estou triste.

25.7.06

Tofuquê? Seit..hã? Soja? Ah, soja já ouvi falar!

Já tentei ser vegetariana. Não consegui. Gosto muito de comida vegetariana. Gosto demasiado de carne. A verdade é que estive 6 meses em restrição de carne e nunca me senti tão saudável na vida. Emagreci, a minha pele melhorou e a minha saúde andava nas mil maravilhas. Isto foi há quase 4 anos atrás.

Nunca quis deixar de comer comida vegetariana, mas a verdade é que quando voltei para casa dos pappys (estes seis meses foi quando fui morar mesmo para o lado da faculdade - já não conseguia aguentar as viagens de barco) isso tornou-se impossível.

Depois de ter a minha própria habitação com o Namorido e depois de o ouvir queixar-se que nem uma donzela que está a engordar, resolvi tentar aliciá-lo para um estilo de vida gastronomicamente mais saudável. E consegui!!! Finalmente lá acedeu a pelo menos olhar para a coisa com uma mente aberta. Claro que tive que lhe explicar que a minha intenção não é de maneira nenhuma abolir a carne, é apenas alterná-la com alimentos alternativos (como evitar esta redundância?).

Assim, depois de muita explicação sobre a coisa (alimentos e suas características), ontem à noite dei com os nossos pezinhos a entrar no 'Celeiro'. Ele foi encher o cesto de tofu, seitan, soja, hamburguers vegan, cereais macrobióticos, lentilhas, sei lá, tudo o que serviu para gastar uma pipa de massa.

E esta noite, para abrir as hostes, o jantar vai ser seitan com couzcouz. Wish me luck!!! =)

Avanço - O Namorido tornou-se fã de leite de soja com baunilha, coisa que eu não consigo sequer cheirar. Blarghhhh!!

24.7.06

Pappy Galinha

Desde que saí de casa deles que o Pappy arranja todas as formas de passar cá por casa. De há um mês para cá, desde que rebentei o joelho e ando de canadianas, que o Pappy tem a desculpa perfeita para cá vir a toda a hora: "Vou ver se a menina precisa de alguma coisa".
O Pappy sempre foi muito zeloso dos seus rebentos, sempre fez de tudo para que estivéssemos bem, é um Pappy extremoso, que eu sempre admirei.
O Pappy é o único homem numa casa de mulheres. O Pappy não deixa que nada aconteça às suas meninas. O Pappy sente falta dos rebentos a cirandar lá por casa. A falta da minha rabugisse lá por casa está a fazer com que o Pappy se sinta velho e sente falta da picardia comigo.

Este fim de semana fui para o Alentejo (o meu tão amado Alentejo), fui na sexta-feira à noite. Claro que o Pappy arranjou maneira de vir cá ver-me antes de me ir embora. E só se foi embora quando nós descemos ("É para vos ajudar a levar as coisas para baixo").
Quando chegámos ao carro já era tardíssimo e eu só queria começar a viagem. O Pappy constatou que o carro estava extremamente sujo (coisa que para ele é já um motivo para paragem cardíaca). Piada para aqui, piada para ali (a Mummy sempre a dizer-lhe que não tem nada que se meter no estado do nosso carro) eis quando surge a pérola da noite. Da noite não. Dos meses, porque vai custar ao Pappy suplantar esta teimosia.
Pappy (Para o Namorido) - Vai lá ali ao meu carro buscar um garrafão de água que lá está.
Nós todos - Para quê?
Pappy - Para lavar os faróis.
Nós todos (cada vez mais incrédulos) - Os faróis?
Pappy (já irritado) - Sim, ou como é que querem ver a estrada?????

Depois de muita discussão lá acedi a lavar a procaria dos faróis. A mim tanto me fazia e o Pappy ficava mais descansado a pensar que tinha salvo a filha de um acidente terrível por falta de visibilidade da estrada...

Como é possível que eu, uma Papoila de quase 27 anos dona da sua própria habitação, dê por mim a ceder às birras do Pappy, para fazer com que ele não se sinta velho e abandonado pelas filhas? Sim, o meu Pappy é daqueles maníacos da família que não tem objectivos que não impliquem a sua grande família feliz. E curiosamente é bom fazer parte dela! =)

21.7.06

Incoerência

Embora seja intolerante com as acções que observo no meu dia-a-dia, os meus principios são bastante tolerantes.

19.7.06

Inteligência Social

Foi um conceito que fui criando e cada vez mais desenvolvendo. E sempre que olho para as estatísticas do mundo que me rodeia observo que os resultados são cada vez mais catastróficos.

16.7.06

3 a.m.

e estão 28º lá fora...

Oásis (ou Onassis - que me leve para um resort turístico) onde estás?


"Loooongeeee Maria Papoila, muito looongee!!"

14.7.06

"P'rós meus anos de presente eu quero que sejaaaaaa!!!

Lálálálálálá!


Já que falta mês e meio para o meu magnífico vigésimo sétimo aniversário é melhor começar a dar dicas! Como sou uma Papoila já detentora dos volumes 1 e 2, não perco nada em começar a pedir os próximos!







imagens carinhosamente retiradas daqui

É Verão

Que saudades destas tardes de Verão enquanto comia Cornetos!

Grrrrrrrrrrr


Estou com a neura!...















imagem daqui

13.7.06

Conversas com a sogra

Ela - Ai a vossa casa é tão quente! Que abafado que está aqui... Têm as persianas fechadas...
Eu - Pois, se as abrirmos ficamos com a casa cheia de melgas. Temos é de comprar uma ventoinha.
Ela - Ah, mas assim não se consegue estar aqui. Com as persianas fechadas não...
Eu (naquela de tentar) - Oh mor, vai lá abrir a persiana à tua mãe sff.
(O tempo passa)
Ela - Ai que horror. Estou toda picada! A vossa casa está cheia de melgas. Bem vou andando...

Já as convidaste para entrar já podes ir andando não é??

Disk Full

É incrível como mesmo com dois discos nem sequer consigo compactar toda a tralha que tenho no pc.
O disco está cheio e eu começo a ficar cheia disto....

12.7.06

É incrivel como os desejos humanos se tornam tão simples quando se está sujeito a qualquer tipo de privação.
E é incrivel a facilidade com que são defraudados...

10.7.06

Eu não queria dizer isto mas... II

Pois, não quero falar do Deco. Também me irrita!

Prefiro perder os jogos todos do que ter um Brasileiro que finge que é Português e nem se esforça por cantar o hino.

Vá lá maseh fazer magiazinhas para o país dele!!

Eu não queria dizer isto mas...

No início deste ano fiz uma promessa: ser mais calma e tolerante com os outros. Devo ter quebrado a promessa 15 estoicos minutos depois de a fazer. Já não foi mau, 15 mn sem amaldiçoar a imbecilidade alheia não me parece nada mal!

Sim, o Pai Natal já sabe que fui uma má menina e que não vou ter direito a prendinhas. Nessa altura logo me preocuparei com as madrugadas que passarei em branco a chorar como uma Papoila arrependida por ter tido o descaramento de o admitir aqui (bolas, se não tivesse confessado a ninguém que não cumpria as promessas o Pai Natal nunca iria descobrir pois não? Afinal o velho gordo já não 'tá capaz de ler pensamentos neh? Uuups....).

Mas já que aqui estou o digo:

O Petit irrita-me.

Vejamos, não sei se o senhor é bom jogador ou não (se bem que com aquele auto-golo marcado no jogo contra a Alemanha está a tornar-se mais fácil tecer uma opinião), provavelmente até pode ser boa pessoa, um filho extremoso e amigo do seu amigo. Não podia então fazer um esforço para que o nosso hino não soasse a aliteração engasgada?

(Maria Papoila fazendo de conta que é o Petit):
Heróis do mar, Nobre pobo,
Nação balente e imortal,
Lebantai hoje de nobo,
O esplendor de Portugal,
Entre as brumas da memória,
Ó pátria sente-se a boz,
Dos teus egrégios abós,
Que hão-de guiar-te à bitória.

Torna-se difícil compreender o que se está a dizer...

Deve ter sido o Petit a ensinar o hino ao Deco, que como não deve ser bom fingidor prefere não cantar o hino a cometer gaffes imperdoáveis. (Deve ser deve...)

Hoje...

... foi muito bom!

Ai Portugal, Portugal...

Admito: não percebo nada de futebol! Não sei ver um fora de jogo e, acompanhando o Nuno Markl nessa bandeira difícil, vibro tanto com os penalties que acho que seria uma ideia gira que os jogos de futebol fossem 90 mn de sucessivos e desenfreados penalties. Mas gosto de ver a Selecção a jogar! Ai gosto sim senhor! A única coisa que me faz comichões ao âmago é ver a SIC a transmitir em directo o amigo e sempre saudoso Zé Povinho a rebentar as varizes para receber "O Portugal" (e atente-se no determinante artigo definido que nos auspicia que a selecção deixará de ser um nome colectivo, passando de mansinho a auferir personalidade e individualidade) que tão bem jogou.
Jogou bem sim senhor, mas (e bolas já nem vou falar do facto de ser apenas um desporto e não uma corrente política) porque raio terei eu que ouvir as barbaridades que se dizem??

Juntando a isto, jurei a mim mesma que não iria jamais reproduzir na minha memória a imagem do Roberto Leal no Jamor... Kaput! Apagou-se! Cabuuummmmm........

5.7.06

Robot Dance






O Namorido a fazer a pior imitação de sempre de um robot e há quem tenha o descaramento de o fazer na perfeição?? Bollocks!

4.7.06

Se eu soubesse o que sei hoje....


Recebi este texto no mail. Não me representa a mim (uma vez que eu faço parte da estatística como apenas uma dos 60 mil professores sem colocação este ano e nos 3 anos subsequentes), mas representa a minha classe e, embora não leccione numa escola, tenho como função coordenar e apoiar a acção pedagógica de um ATL. É muito triste quando, em pleno local de trabalho, sou sujeita a este tipo de pressões por parte de quem não tem o mínimo de formação pedagógica. Mais triste é quando é o próprio Ministério da Educação a dar 'força' e pretextos para que essas pessoas o façam...

Ser Professor Em Portugal
Missão quase impossível

  • Esta é uma profissão em que a imensa maioria dos seus agentes trabalha (em casa e de graça, entenda-se) aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e muitas vezes, até nas férias! Férias, sim, e sem eufemismos, que bem precisamos de pausas ao longo do ano para irmos repondo forças e coragens. De resto, é o que acontece nos outros países por essa Europa fora, às vezes com muito mais dias de folga do que nós: 2 semanas para as vindimas em Setembro/ Outubro, mais duas para a neve em Novembro, 3 no Natal e mais 3 na Páscoa , 1 ou 2 meses no verão.
  • É uma profissão que exclui devaneios do tipo hoje preciso de sair meia hora mais cedo, ou o corriqueiro volto já justificando a porta fechada em horas de expediente.
  • É uma profissão que não admite faltas de vontade e motivação ou quaisquer das 'ronhas' que grassarão, por exemplo, no ME (quem duvida?)ou na transparente AR.
  • É uma profissão de enorme desgaste. Ainda há bem pouco tempo foi divulgado um estudo que nos colocava na 2ª posição, a seguir aos mineiros, mas isto, está bom de ver, não convém a ninguém lembrar. E olhe que não, senhor secretário de estado, a escola da reportagem da RTP1 não é, nem de longe, caso único, circunscrito e controlado!
  • É uma profissão que há muito deixou de ser acarinhada ou considerada, humana e socialmente. Pelo contrário, todos os dias somos agredidos na nossa dignidade ou fisicamente (e as cordas vocais não são um apêndice despiciendo) , enxovalhados na praça pública, atacados e desvalorizados, na nossa pessoa e no nosso trabalho, em todas as frentes, nomeadamente pelo patrão que, passe a metáfora económica tão ao gosto dos tempos que correm ao espezinhar sistematicamente os seus empregados perante o cliente, mais não faz do que inviabilizar a venda do produto.
  • É uma profissão em que se tem de estar permanentemente a 100%, que não se compadece com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais.
  • É uma profissão em que, de 45 em 45, ou de 90 em 90 minutos, se tem de repetir o processo, exigente e desgastante, quer de chegar a horas, quer de "conquistar" , várias vezes ao longo de um mesmo dia de trabalho, um novo grupo de 20 a 30 alunos (e todos ao mesmo tempo, não se confunda uma aula com uma consulta individual ou a gestão familiar de 1, 2, até 6 filhos...)
  • É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente (às vezes sobre-humana) para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, zelar para que haja material de trabalho, atenção, concentração, motivação e produção. (Batemos aos pontos as competências exigidas a qualquer dos nossos milionários bancários, dos inefáveis empresários, dos intocáveis ministros! Ao contrário deles, e como se não bastasse tudo o que nos é exigido (da discrepância salarial e demais benesses não preciso nem falar).
  • Ainda somos avaliados, não pelo nosso próprio desempenho, mas pelos sucessos e insucessos, os apetites e os caprichos dos nossos alunos e respectivas famílias, mais a conjuntura política, económica e social do nosso país!

  • Assim, é bom que a cara opinião pública" comece a perceber por que é que os professores "faltam tanto":
  • Para além do facto de, nas suas "imensas" faltas, serem contabilizadas também situações em que, de facto, estão a trabalhar :
  • - no acompanhamento de alunos em visitas de estudo,
  • - em acções, seminários, reuniões, para as quais até podem ter sido oficialmente convocados,
  • - para ficarem a elaborar ou corrigir testes e afins, que não é suficiente o tempo atribuído a essas tarefas ,
  • - ou, como vem sucedendo ultimamente, a fazerem (em casa, que é o sítio que lhes oferece condições) horas e horas não contabilizadas do obrigatório trabalho de escola.

  • Para além disto, e não é pouco, há pelo menos, como acima se terá visto, toda uma lista de 10 boas e justificadas razões para que o façam.
    Se é professor, sabe o quão verdadeiro é o texto acima registado.

    Se não é professor, creia que é verdade e apoie quem está a lutar simultaneamente pela dignificação da Carreira Docente e por uma educação de verdadeiro sucesso.


1.7.06

Mudança de Nacionalidade

Eu não sou de um país que se chama Portugal, sou de um país que se chama RICARDO!

*Desculpa Ricardo por todas as infâmias que te dirigi anteriormente, não se repetirão. Mea culpa, mea culpa!!!!!!

Obesidade Cultural Mórbida

Após uma pausa intelectual a que me permiti (vulgo 'borá lá mas'é pensar em coisas que não interessam para nada') cheguei à brilhante conclusão que sofro de 'Obesidade Cultural Mórbida'.

E porque pensarás tu, Maria Papoila, que és padecedora de tão famigerado mal? Ou melhor ainda, what the hell is that?

Eu explico, sigam as placas que dizem 'Raciocínio da Maria Papoila':

Sou viciada em livros, sou viciada em arte, sou viciada em cinema, sou viciada em fotografia, sou viciada em teatro, sei lá, sou obcecada pelo saber mais. Tantos anos a tentar cultivar-me, a muscular o cérebro. É nesta altura que eu deveria dizer com orgulho que sou uma Papoila um bocadinho acima da média popular, não é?
Desengane-se caro interlocutor, isso aconteceria se eu não enfardasse massivamente toda a espécie de 'gordura televisiva' que os canais do meu tão adorado país insistem em oferecer-me!... É qualquer coisa do género: tão hipnotica e hedonistamente absorvo as carradas de lípidos culturais que se me apresentam, que depois não tenho tempo para fazer exercicio fisico mental (leia-se cultivar-me).
Ou seja, o meu tempo de dedicação à verdadeira cultura aniquila-se quando chega a hora dos Morangos com Açucar...


Tsc, tsc, tsc, é com tristeza e pesar que anuncio que poderia ser uma cidadã mais culta e um bocadinho mais inteligente até, se tivesse a capacidade de não injectar calorias no meu tecido adiposo cerebral...